in , , ,

Alunos estudam em escola feita de taipa e coberta por palha no Maranhão

Cerca de 19 alunos estudam na escola de rede pública municipal Pai João Lobo, em uma comunidade rural de Caxias, a 360 km de São Luís. No local estudam vários alunos de séries diferentes.

A falta de infraestrutura é nítida, já que a escola é de taipa e coberta por palha. O local possui um único cômodo pequeno com piso de barro, as cadeiras estão deterioradas e a porta é uma cancela amarrada com um pedaço de corda.

Escola é coberta por palha e a porta é uma cancela amarrada por uma corda.  — Foto: Reprodução/ TV Mirante

Escola é coberta por palha e a porta é uma cancela amarrada por uma corda. — Foto: Reprodução/ TV Mirante

A merenda escolar não é disponibilizada todos os dias e para não deixar as crianças das 7h às 11h30 com fome, a solução é liberar todo mundo mais cedo. A liberação prejudica no aprendizado dos alunos.

A professora, que não quis se identificar, afirma que é necessário fazer classes multisseriadas. “Infelizmente é necessário fazer esse multisseriado a não ser que tire as crianças daqui para irem a outras escolas. Se os alunos fossem liberados às 10h por falta de merenda escolar, eu não vou conseguir trabalhar metade do que está planejado para fazer. Humanamente é impossível fazer um bom trabalho com multisseriado, mas a gente se esforça o máximo que a gente pode”, explicou a professora.

Cerca de 19 alunos estudam na escola de rede pública municipal Pai João Lobo — Foto: Reprodução/ TV Mirante

Cerca de 19 alunos estudam na escola de rede pública municipal Pai João Lobo — Foto: Reprodução/ TV Mirante

O bebedouro da escola é uma garrafa de detergente reutilizada e levada por um dos moradores da comunidade. Além disso, apenas três copos são disponibilizados para que todas as crianças utilizem.

“Eu gostaria de uma escola com teto, uma cadeira firme e as paredes melhoradas. Acho que precisa de uma reforma”, Cendrik, 9 anos.

Aluno caminha para banheiro improvisado no fundo da escola  — Foto: Reprodução/ TV Mirante

Aluno caminha para banheiro improvisado no fundo da escola — Foto: Reprodução/ TV Mirante

A escola também não possui banheiro. Os meninos e as meninas usam um mesmo banheiro improvisado do lado de fora. Nem sempre o lugar está em mínimas condições de uso.

A prefeitura de Caxias foi procurada, mas não se manifestou sobre a situação da escola.

G1/MA

Redação Jornal Maranhão Agora

Written by Redação Jornal Maranhão Agora

Whatsapp +55 98 9911-4223

Deixe uma resposta

Autor de feminicídio morre no Socorrão I, em São Luís no Maranhão

Polícia Federal cumpre 64 mandados no Maranhão