Delta das Américas é considerado uma das mais belas paisagens do mundo. Também conhecido como Delta do Rio Parnaíba, é o único delta do continente em mar aberto.

NuGeo UEMA

Formado pela Foz do Rio Parnaíba, ocupa uma área de 2.700km² na divisa entre os Estados do Maranhão e Piauí, sendo mais de 70% pertencente ao Maranhão.

A paisagem natural do Delta das Américas é rara e bela. Ao se aproximar do Oceano Atlântico o Rio Parnaíba se abre em dezenas de braços, milhares de igarapés, manguezais, ilhas, dunas inacreditáveis e praias desertas. Um cenário perfeito para abrigar uma riquíssima biodiversidade.

O Delta é um verdadeiro labirinto vegetal que nos surpreende a todo momento com sua flora, fauna e variedade das suas paisagens. Diferentes cenários que transmitem sempre a mesma sensação de paz e harmonia.

São mais de 70 ilhas e ilhotas, sendo 4 ilhas grandes (3 no Maranhão). A maior (82% das ilhas do Delta e aproximadamente 75% de superfície), mais bela e mais preservada porção do Delta é maranhense.

Araioses – O portal do delta é aqui!
A Pequena cidade encravada bem no meio do Delta, de onde saem barcos típicos para conhecer as ilhas, inclusive a Ilha do Caju e a Ilha das Canárias (A segunda maior Ilha do Delta é um colírio para os olhos)

Praias do Farol, do Caju, dos Guarás e dos Poldros.
Ilhas do Caju, dos Poldros, do Carrapato, Carnaubeiras e Canárias.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição, do século XIX.
Cemitério indígenas Arayos, no povoado de Aldeia, a 20 quilômetros da sede.
Artesanato de palha de carnaúba (chapéus, tapetes, abanos), madeira, cerâmica, ferro e tecido.

[Video] ARAIOSES, portal ecológico do Delta das Américas

Ilha das Canárias

A Ilha das Canárias é a segunda maior ilha do Delta, menor apenas que a Ilha Grande de Santa Isabel, a única grande ilha do lado piauiense do Delta, que é mais povoada, desmatada e descaracterizada em comparação às ilhas do lado maranhense. A Ilha das Canárias é um caleidoscópio de belas paisagens naturais que passa por lindas praias, coqueirais, vilarejos pitorescos (são 5 no total), dunas, restingas, matas, manguezais, rios e igarapés. A Ilha possui a melhor estrutura de hospedagem e passeios em toda a região, ainda que timidamente: são pousadas rústicas mas cômodas, onde o visitante pode se sentir totalmente integrado à bela paisagem circundante e fazer passeios ecológicos por mar e terra.

Ilha do Caju

Indiscutivelmente, a ilha mais bonita do Delta. A ilha do Caju é a mais preservada e a terceira maior da região, além de ser a maior ilha particular do Brasil. Abriga uma pousada ecológica que organiza passeios em caminhadas, cavalgadas, caiaques e em veículos com tração para conhecer as diversas paisagens e ecossistemas preservados como praias desertas, restingas, dunas, lagoas, matas, manguezais, campos alagados e cajueiros que abrigam várias espécies de aves, mamíferos, répteis e anfíbios.

O IMPERDÍVEL:

  • Fazer o passeio náutico de um dia pelos caminhos do Delta a partir de Tutóia ou Araioses
  • Se hospedar em uma das pousadas rústicas aconchegantes da Ilha das Canárias e fazer os passeios oferecidos na ilha como a praia do Feijão Bravo, focagem de jacarés, trilhas e igarapés. 
  • Fazer a travessia completa pelo Delta, de/a Tutóia a/de Ilha das Canárias ou a/de Araioses ou Tatus

Créditos:

Edição e criação Araioses Diário (Vinicius Souza)

Textos e onde mais você pode ler sobre o Delta:

MaraMazon – Maranhão  Delta rio parnaiba – Caravelas Turismo

Vídeo

Alcide filho – https://www.youtube.com/watch?v=afrs4sA5fqE

Imagens

Robison Medeiros, Internet, Maranhão Gov