A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na manhã desta terça-feira (18), sessão solene para a entrega da Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman” ao 2º Sargento BM Carlos Marcone Martins Dias, um dos coordenadores do programa Bombeiro Mirim no Maranhão. A sessão foi presidida pelo deputado Júnior Verde (PRB).

Depois de receber a condecoração, o sargento Dias proferiu discurso de agradecimento à Assembleia Legislativa e salientou que, em 20 anos de existência, o programa Bombeiro Mirim, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, já alcançou mais de 25 mil crianças.

Atualmente, o trabalho é realizado em 17 polos e oferece atividades que estimulam a boa conduta social, respeito e disciplina, sempre correlacionadas com as instruções práticas que envolvem técnicas de salvamento, primeiros-socorros, ordem unida, defesa civil, proteção ambiental, prevenção e combate a incêndios e orientações contra acidentes domésticos.

O sargento Dias explicou que, direcionado para comunidades socialmente vulneráveis, a implantação do Bombeiro Mirim tem se tornado um sucesso em diversas cidades do Estado, especialmente por ser uma eficiente ferramenta contra as drogas e a criminalidade.

Além de diversos oficiais tanto da Polícia Militar quanto do Corpo de Bombeiros, a sessão solene contou também com a presença do deputado federal Julião Amin (PDT),  do secretário adjunto do Trabalho e Economia Solidária, Sílvio Conceição, e do secretário municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Oliveira Coqueiro que, na cerimônia, representou o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.

“Estive na Assembleia Legislativa para participar da cerimônia da entrega da Medalha Manuel Beckman ao sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Carlos Marcone Martins Dias, em reconhecimento pelos serviços prestados com o Projeto Bombeiro Mirim e pela atuação em defesa da sociedade maranhense. Parabéns sargento Dias por mais essa conquista”, ressaltou Julião Amin.

Biografia

Nascido em 2 de fevereiro de 1975, no povoado Enseada dos Nogueiras na cidade de Palmeirândia, filho de Carlos Santos Dias e Margarida Martins Dias, Carlos Marcone Martins Dias desde sua juventude já demonstrava admiração pela missão de proteger vidas. Admiração esta que o motivou a ingressar na corporação.

Para tanto, direcionou sua formação acadêmica e profissional realizando diversos cursos de aperfeiçoamento técnico e preparação para a atuação na corporação, como os cursos de Formação de Soldados, Formação de Cabos e de Formação de Sargentos, todos pela CBMMA, entre outros, reafirmando o entendimento de que são qualidades suas a competência, capacidade e idoneidade.

Ao longo da carreira, o sargento Dias tem se destacado pelos princípios de ética, preocupação com os problemas que afligem os menos favorecidos e, sobretudo, com o seu comprometimento em manter a sociedade verdadeiramente amparada, tendo recebido diversas condecorações ao reconhecimento do trabalho exercido no cumprimento do dever e da defesa da sociedade, tais como os Títulos de Cidadão dos municípios de Igarapé do Meio, São Mateus e Bela Vista, além da condecoração com a medalha Alferes Moraes Santos, e as de Serviço Bombeiro Militar, por 10 e 20 anos de serviço consecutivos.