Água Doce do Maranhão recebeu um novo Sistema Universalizado de Abastecimento de Água, onde a entrega foi feita pelo diretor presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Carlos Rogério Araújo, que na ocasião representou o governador Flávio Dino. A solenidade foi acompanhada pelo secretário estadual de Educação, Felipe Camarão, e pela prefeita da cidade, Thalita Dias, além de outras autoridades.

“Esse Sistema vai contribuir com a melhoria da qualidade de vida da nossa população. Como gestora do município sempre estou na capital maranhense para buscar novos benefícios para nosso povo”, disse a  Prefeita Thalita Dias.

O sistema de abastecimento entregue em Água Doce do Maranhão conta com um grande reservatório metálico, com capacidade para 100 mil litros, capaz de abastecer a cidade de maneira satisfatória até o ano de 2045.

O sistema de abastecimento é composto por um poço perfurado e estruturado para captar água em condições técnicas ideais evitando contaminação, com cerca de com 42 metros de profundidade, apresentando uma vazão de 15.000 litros/hora. Foi implantada uma nova rede de abastecimento expandindo a rede já existente de 7.245 metros para 13.549 metros de novas tubulações, o que resultou também em 892 novas ligações domiciliares beneficiando centenas de famílias com água nas torneiras.

O Governo do Estado também entregou em Água Doce do Maranhão um total de 20 kits sanitários – banheiro composto por estruturas de alvenaria com caixa d’água pia, chuveiro, vaso sanitário e revestimento, área de lavanderia com pia lavatório, fossa séptica e sumidouro.

Os kits são equipamentos construídos como parte integrante das ações estratégicas do Plano Mais IDH, visando diminuir o número de banheiros inadequados e que apresentam risco à saúde, proporcionando maior qualidade de vida para a população com o combate a doenças de veiculação hídrica.

Durante as ações do Dia D em Água Doce do Maranhão foram distribuídas cestas básicas com produtos cultivados por agricultores que recebem apoio do Governo do Estado; houve ato simbólico para doação de kits agrícolas; palestras para educação sanitária; atendimentos como aferição de pressão, teste de glicemia, testagem rápida para HIV e Sífilis realizados pela Força Estadual de Saúde (Fesma); dentre outros serviços.

Redação Maranhão Agora